Antonio Peticov
Portifólio Artístico-Matemático
Obra
Disponibilitá
Antonio Peticov (1981)
Análise Estética
A obra Disponibilitá sugere a imagem de uma sequência de cavaletes de pintura sobrepostos, uma espécie de metalinguagem do artista do seu trabalho artístico. A seção áurea e o uso de proporções matemáticas são temas de suas obras.
DESCRIÇÃO FÍSICA:
Pintura acrílica sobre tela
MEDIDAS:205 X 117 X 170 CM
INFLUÊNCIAS: AUma das influências veio do livro “Φ = 1,61803398875... Appunti ed annotazioni su NATURA E GEOMETRIA - Progressione Aurea e forme pentagonali”, escrito por Aldo Montù em 1970.Outro livro fundamental foi o “Sezione Aurea e Forme Naturali” de 1980, do mesmo autor.
ESTILO: Peticov utiliza a proporção áurea e outros elementos matemáticos em suas obras, utiliza o abstrato e o concreto em uníssono, fazendo soar, em suas obras, uma idéia de perfeição e eternidade em seus projetos.
TEXTURA: Obra de textura Visual.
PONTO, LINHA E FORMA: As linhas e cores dessa obra estão alinhadas na forma e medida do número de ouro.
CLARO E ESCURO: as cores vão decrescendo de intensidade até o amarelo, mais intenso. Enquanto que se intensificam para verde e azul e um menor cavalete de figura em branco, como uma pequena janela, dando uma idéia de horizonte além desse último cavalete.
LUZ: Uma luminescência parece tomar conta do ambiente, de forma que a cor branca do cavalete menor se torna uma pequena janela por onde a luz está entrando no ambiente.
COR: As cores seguem um tipo de dégradé, de forma que as cores mais fortes estão na parte da pintura que estão presentes nas menores componentes da figura.A cor predominante no retrato que o artista faz do ambiente é uma cor leve em lilás.
MOVIMENTO: é constituído a partir de pesquisas pessoais sistemáticas em história da arte e pela sua integração aos movimentos artísticos de vanguarda na segunda metade da década de 60.
ESPAÇOS: proporcionalidade do Número de Ouro, o aspecto da obra Disponibilitá traz uma aparência de organização e concretude, com as cores estabelecendo um teor de leveza.
Análise Matemática
LNGUAGEM MATEMÁTICA:
Peticov usou nessa obra (Disponibilitá), o conceito da Proporção Áurea.que é uma constante real algébrica aplicada utilizada na arquitetura, nas artes e pode ser encontrada até na natureza. O objetivo dos artistas era alcançar a beleza e harmonia em suas obras.
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO:
A aplicação da Razão Áurea está relacionada tanto com a geometria, arquitetura e proporcionalidade, quanto com a idéia de beleza matemática e estética. É recorrente em estudos sobre sequências numéricas como a de Fibonacci e foi objeto de estudo até mesmo de Leonardo Da Vinci.
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS:
A Proporção Áurea – também conhecida como número de ouro, número áureo, secção áurea e proporção de ouro – existe quando uma linha é dividida em duas partes e a parte mais longa (a) dividida pela parte menor (b) é igual à soma de (a) + (b) dividida por (a), resultando em 1.618. O número φ = (1 + √5)/2 ≈ 1,618033989... é uma constante real algébrica irracional, denotada pela letra grega {\displaystyle \phi }\phi (PHI), em homenagem ao escultor Phideas (Fídias), arredondada a três casas decimais de 1,618.
MÉTODOS E TÉCNICAS:
Utiliza a Seção Áurea e o uso de proporções matemáticas. Ele faz uso de ϕ na divisão de espaço no interior da tela. Faz uso da proporção áurea na produção dos quadrados da obra.
As pinceladas coloridas são pintadas na linha do espiral do retângulo áureo onde ele emprega conceitos matemáticos e da física, relacionados ao espectro de cores, criando obras de cunho simbólico.